Como Navegar na DeepWeb/DarkNet com o Android

#1
Fala cambanda, olha eu denovo, dessa vez tô trasendo um tutorial bem masticado de como acessar a DeepWeb/Darknet pelo Android.

Você pode usar um aplicativo chamado Orbot para estabelecer essa conexão com a rede Tor tornando muito fácil para apps no seu celular se conectarem na rede. O Orbot está disponível no Google Play Store, clique em ¨instalar¨ e depois em ¨abrir¨.
Image
Image



Uma vez com a app aberta, clique em ‘Iniciar’ para iniciar a conexão com a rede Tor. A cebola cinza significa que o Orbot não está conectado. A cebola amarela significa que o Orbot está tentando conectar à rede Tor e estabelecer aquele circuito de três servidores que ficam entre você e a internet.
Image
Image


Pode demorar um pouco para que a conexão com a rede Tor seja estabelecida. Uma vez estabelecida a conexão, a cebola vai ficar verde (ou verde limão); clique agora em ¨explorar¨. Uma janela com três opções será aberta:
  • Instalar Orfox
  • Navegador padrão
  • Modo Apps VPN
Neste caso nós vamos optar primeiro por ‘Instalar Orfox’. Orfox é um navegador que passa toda a conexão que você faz ao acessar um site pela rede Tor, garantindo desta forma o seu anonimato ao acessar esses sites. Esse será o seu ‘navegador seguro’, mas lembre-se, o Orbot precisa estar ligado e conectado para o Orfox funcionar.
Image
Image


Ao clicar no “Instalar Orfox” a app do Play Store abrirá já na página do Orfox. Clique em ¨instalar¨ e depois ¨abrir¨.
Image
Image


Uma telinha aparecerá lhe dando as boas-vindas. Já que um dos features de segurança do Orbot é não deixar que a tela do navegador possa ser capturada, mostramos aqui uma foto de um celular mostrando essa tela (o Orfox é um projeto relativamente novo mas que promete muito; infelizmente essa tela ainda não está traduzida).
Image


Se você abrir o Orbot novamente, e ele estiver conectado à rede Tor, com a cebola verde, quando você clicar em ‘Explorar’ no Orbot, o navegador Orfox abrirá em uma página que confere se você está conectado à rede Tor ou não. Se você estiver conectado, a mensagem estará em verde e abaixo você verá o endereço de IP que você tem dentro da rede Tor. Esse endereço é na verdade o IP do terceiro servidor, daqueles três por onde passa sua conexão dentro da rede Tor antes de acessar um site.
Image
Image


Se você não estiver conectado à rede Tor, a mensagem estará em vermelho e o endereço de IP será o seu endereço normal, não o de um servidor da rede Tor.
Image


Às vezes você quer obter um IP novo: para isso basta que você passe o seu dedo por cima da cebola verde, fazendo ela girar. Esse movimento faz com que o Orbot estabeleça uma conexão nova com outros servidores da rede Tor, e desta forma você terá um novo IP.
Image
Image


Mas nem tudo o que você faz no celular envolve o navegador. Na verdade você usa mais apps do que o navegador. Por isso temos a função de VPN no Orbot. Por exemplo, quando o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, se você tivesse o Orbot instalado, você poderia ter ativado a função de VPN para o WhatsApp usar a rede Tor ao se conectar na Internet, passando assim, por cima do bloqueio.
VPN significa ‘rede virtual privada’; você pode ativar essa função clicando no ícone de menu no topo esquerdo da tela do Orbot. Um menu será aberto com várias opções é só clicar na de VPN para ativá-la.

Image
Image


Atenção: Essa função asseguir precisa da versão do Android 5 ou outra superior, mas como o Android já está na versão 8, ela roda em boa parte dos celulares Android atuais.
Quando você ativa a função VPN, uma janela abrirá listando todas as apps instaladas no seu celular. Você pode clicar no botão abaixo no canto esquerdo para selecionar todas as apps, ou buscar na lista por apps específicas que você quer que sempre estejam usando a rede Tor. Marcar apps específicas é melhor para você ir se acostumando.

Image
Image


Acessar um serviço usando a rede Tor pode modificar um pouco a sua experiência como usuário. Por exemplo, se você usa um aplicativo que só funciona no Brasil, ele pode não funcionar pela rede Tor, se o IP que você estiver usando para acessá-lo estiver fora do Brasil.


Por fim, você pode ver a indicação de que o Orbot está funcionando na sua barra de notificações. Lá você encontra o aviso de que a VPN está ativada e se você clicar nele; ele te levará a uma janela com informações relacionadas `a sua conexão como tempo de conexão e quantos dados foram enviados e recebidos. Ali você também pode se desconectar da rede Tor, desativando assim a VPN.
Image
Image


Links: Orbot Proxy com Tor e Orfox: Tor Browser for Android


Apresentei aqui duas soluções importantes que podem ajudar pessoas em diversas situações, principalmente as que estão sofrendo censura na internet. A ideia é continuar a investir nessas ferramentas porque sabemos da importância de se solucionar este difícil problema que envolve privacidade, liberdade de expressão e direitos humanos em ambiente digital móvel.

Quer um tutorial mais mastigado que esse? Só por deus irmão...epa escrevi Deus com "d"...eu sou mal hehehe

2 x
"A segurança é uma ilusão, o sistema é uma grande falha, nós exploramos cada uma delas...?"
cron