Curso Desenvolvimento básico C# 2 -Entendendo o conceito de variáveis

Olá pequenos gafanhotos !
Como prometido estou aqui e hoje teremos um post um pouco diferente, onde não se trata de um post especificamente sobre C#, mas, sim sobre um conceito de programação : O conceito de variáveis.

Mas afinal oque são variáveis ?

Se você já teve alguma aula de física na escola já deve ter se deparado com esse termo antes: "Variáveis", mas afinal, oque são variáveis ? Simples variáveis nada mais são do que estruturas com a finalidade de armazenar valores. Pense em variáveis como uma caixa, ou seja como um local para armazenar algo esse é o conceito básico de variáveis.

"Poderia me dar um ex ? "
Mas é claro pequeno gafanhoto ! Pense em uma caixa de brinquedos (variável), onde você possa inserir vários brinquedos (valores). Agora imagine que você tenha uma bola e insira essa bola na caixa de brinquedos, pronto pequeno gafanhoto você acaba de dar valor á uma variável. Sim simples desse jeito quer ver ? Imagine que eu te pergunte oque tem dentro caixa de brinquedos você iria me responder sem medo uma bola correto ? Então nesse caso dizemos que a variável caixa de brinquedos armazena o valor bola.[/color]
Mas cuidado cada valor tem á sua variável onde deve ser colocada.
Exemplificando imagine no exemplo anterior, se você tentar inserir uma vassoura na sua caixa de brinquedos não iria dar muito certo né ? Isso se deve ao fato de a variável caixa de brinquedos não ser feita para armazenar produtos de limpeza.

"Ok entendi oque são variáveis, mas onde eu uso isso em programação ? "

Olha pequeno gafanhoto nas próximas aulas veremos isso em código, mas para o seu conhecimento não ficar com lacunas em seu conhecimento deixarei um código em portugol de um programa que soma dois números.

Code: Select all

//Escrevendo Digite um número para o usuário 
Escreve "Digite um número";
//Armazenando na variável número1 o valor digitado pelo usuário 
Variável número1 = Ler linha;
//Escrevendo Digite outro número para o usuário
Escreve "Digite outro número";
//Armazenando na variável número o número digitado pelo usuário 
Variável número2 = Ler linha;
//Armazenando na variável resultado a soma das duas variáveis 
Variável resultado = número1+número2;
//Escrevendo o resultado da soma na tela
Escrever resultado;
//Finalizando programa
fim;

Pronto pequeno padawan agora você domina o conceito de variável nas próximas aulas estudaremos os comandos de entrada e os tipos de variáveis em C#;
Bom proveito do tutorial em caso de dúvidas ou algum erro no post me contate e lembre-se "Que a força esteja com você";

star.jpg
star.jpg (6.76 KiB) Viewed 2027 times
0 x

Re: Curso Desenvolvimento básico C# 2 -Entendendo o conceito de variáveis

Manotzy wrote:
Mon Dec 04, 2017 10:19 pm
Muito bom! OBS: Estou com dificuldade em ler as palavras azul forte! Elas não combinam com fundo preto, tenho que forçar a vista..
O conteúdo está bem explicado!

Não sei se é o brilho do meu pc...
Ou se estou ficando cego..
Cuidado brow, saude em primeiro lugar. melhoras pra vc.
2 x
printf("APAGUE A SYSTEM32");
printf("APAGUE A SYSTEM32");
Image